terça-feira, 24 de janeiro de 2012



Vieira ganha Núcleo Comunitário de Defesa Civil

Santa Rita, Pessegueiros e Pimentel também receberão Nudecs


Teresópolis, 24 de janeiro de 2012 – A Prefeitura entregou nesta segunda-feira, 23, certificados aos moradores participantes do Curso de Agente de Defesa Civil Comunitário, que visa à formação do Nudec de Vieira, no 3º Distrito. O encerramento ocorreu no auditório do Hotel Saint Moritz, com a presença do Prefeito Arlei e palestra sobre noções de primeiros socorros, ministrada pelo presidente da Cruz Vermelha em Teresópolis, Herculano Abrahão.



Na abertura, Arlei ressaltou o trabalho realizado pelo Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Cel. Roberto Silva, e sua equipe e o empenho dos moradores em participar do curso. “Os excelentes serviços prestados pelo Cel. Roberto Silva e seus funcionários têm recebido elogios do Governo Estadual e isso nos orgulha. Além disso, fico feliz em ver que os moradores estão estimulados e engajados”, afirmou o Prefeito. 
Por sua vez, o Cel. Roberto Silva agradeceu o apoio de Arlei ao projeto e frisou o objetivo da implantação dos núcleos no município. “Os cursos para a formação dos núcleos auxiliam a comunidade a se organizar e a planejar suas estratégias de autodefesa em situações críticas como os desastres naturais. Assim, a comunidade ganha uma representação da Defesa Civil na localidade”, pontuou o Secretário, agradecendo ao presidente da Cruz Vermelha em Teresópolis, Herculano Abrahão, que transmitiu conhecimentos básicos de primeiros socorros aos alunos.



Entre os assuntos abordados na palestra estavam o perfil do socorrista, o seu papel diante de diversas situações de acidente e suas limitações. “O socorrista deve prestar atendimento rápido e provisório no local, frisando que isso não substitui o cuidado médico”, explicou Herculano, enumerando que devem ser verificados a respiração, o batimento cardíaco e a atividade cerebral da vítima e providenciado transporte rápido e adequado.

Para a professora Lúcia Elena Sant’Anna, o curso ensinou os moradores a agir em situações de risco. “A gente espera que não aconteça nada grave, mas a partir de agora estaremos mais preparados para possíveis ocorrências, como chuvas fortes, por exemplo”, comentou a moradora.



Os Secretários Denílson Moraes (Obras e Serviços Públicos), Carlos Tucunduva (Turismo) e Antônio Carlos Moura (Trabalho e Emprego) também prestigiaram o encerramento do curso.



Formação do Nudec



O curso de agentes voluntários de Defesa Civil em Vieira teve início no último dia 16 e formou 15 moradores que serão os multiplicadores dos ensinamentos sobre estratégias de ação em situações de risco no 3º Distrito. Os participantes tiveram aulas de noções de riscos geológicos, prevenção de desastres, planejamento em Defesa Civil, primeiros socorros, entre outros assuntos.



A capacitação faz parte do Plano Municipal de Defesa Civil, que já implantou 19 sirenes em 11 bairros e agora segue implantando núcleos comunitários em todos os distritos. Além de Vieira, existem cursos em andamento em Santa Rita e Pessegueiros, no 2º Distrito, com encerramento previsto para esta terça-feira, 24, além do Pimentel, na área urbana, abrangendo as comunidades vizinhas. Rosário, Perpétuo e Caleme já têm núcleos instalados.

Nenhum comentário: