domingo, 1 de janeiro de 2012

Principais releases divulgados pela ASCOM-PMT
Período: 26 a 30 de dezembro de 2011


Recuperação das zonas rurais
O Vice-Governador do Estado e coordenador de infraestutura, Luiz Fernando Pezão, estiveram em Nova Friburgo, na Câmara Municipal, nesta quarta-feira, 28, para apresentar um balanço das ações de recuperação das zonas rurais dos municípios atingidos pelo temporal de janeiro deste ano. Na ocasião, foi anunciada a segunda etapa do Plano de Ação para Reconstrução Rural da Região Serrana 2012 e assinado o Termo de Cooperação do Aluguel Social, que prorroga, por mais um ano, o pagamento do benefício. Presente ao evento, o Prefeito Arlei ressaltou a importância da ajuda dos Governos Federal e do Estado na recuperação dos municípios.


Plano de Prevenção “Somando Forças para Morar Seguro”
O Governo do Estado apresentou, nesta quarta-feira, 28, no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, o plano de prevenção Somando Forças para Morar Seguro a 31 municípios que apresentam áreas de risco de deslizamento de encostas com a ocorrência de chuvas nesta época do ano. Essas áreas foram mapeadas ao longo de todo o ano de 2011 e um relatório será entregue para os prefeitos. Entre as ações a serem implantadas pelo plano está a instalação do Sistema de Alerta e Alarme nas cidades que ainda não possuem esse instrumento. O Prefeito Arlei e o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Cel. Roberto Silva, participaram da reunião.


Limpeza do Pedrão
A Prefeitura, através da Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL), iniciou nesta semana uma limpeza nas dependências do Ginásio Poliesportivo Pedro Raje Jahara, o Pedrão. A ação faz parte do projeto de revitalização das praças esportivas de Teresópolis. O trabalho inclui pintura de muros, limpeza geral do local e entorno. Também estão previstas reformas de manutenção para 2012.


Fim da anistia fiscal
Os contribuintes que se encontram em débito com os impostos e taxas municipais que desejam regularizar sua situação tiveram até esta sexta-feira, 30 de dezembro, para quitar seus pagamentos com desconto. A campanha de anistia fiscal promovida pela Prefeitura forneceu descontos de 100% nas multas e nos juros de mora para pagamento à vista e de 60% para os parcelamentos feitos.


Doação de sangue
O Hemonúcleo de Teresópolis solicita a doação de sangue dos cidadãos teresopolitanos com urgência para reforçar o estoque do banco de sangue municipal em virtude das comemorações de final de ano. Os doadores podem ter qualquer tipo sanguíneo, mas o Hemonúcleo solicita, em especial, doadores com o tipo O+. Os cidadãos aptos a doar, devem procurar o banco de sangue da cidade (R. Francisco Sá, 299 – Várzea) para realizar a doação, das 8h às 12h. 


Folia de Reis
Logo nos primeiros dias de 2012, recomeça a movimentação cultural de Teresópolis. No dia 7 de janeiro, sábado, acontece na Praça Balthasar da Silveira, no Centro, a partir das 19h, o Encontro de Folias de Reis de 2012, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. O evento, que será realizado no coreto da praça, com a utilização do presépio que fez parte da decoração de Natal, vai mostrar ao público esta tradicional manifestação cultural, que mistura arte e religiosidade.


Encerramento SME
A Secretaria de Educação de Teresópolis encerrou seu ano de atividades em festa, recebendo como premiação o reconhecimento do Ministério da Educação e Cultura (MEC) pelo projeto pedagógico desenvolvido pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município. A solenidade, realizada na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, foi promovida pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação e contou com representantes de Teresópolis.


Queda do muro do HSJ
Após o susto da queda do muro do Hospital São José, no início da tarde da última terça-feira, dia 27, responsáveis técnicos do hospital se reuniram com o Executivo Municipal para juntos procurarem soluções para os problemas causados pela queda do muro. Devido à queda, a Prefeitura, em comum acordo com as empresas de ônibus, avançou em 100 metros a localização do ponto em frente ao Hospital. Temporariamente, os passageiros devem pegar suas conduções próximo ao Edifício Rio Madeira.


Show da Virada
A Prefeitura de Teresópolis realiza neste sábado, 31, o Show da Virada, com direito a queima de fogos no Mirante da Colina e shows na Praça Governador Portela, no pátio da Prefeitura. O grupo Só Pra Contrariar será atração principal da comemoração de virada de ano na cidade.


Obras e limpeza no interior
Em Bonsucesso, a Rua Francisco Batista Granito foi asfaltada na última semana. Trabalharam na ação 12 funcionários da Prefeitura Municipal, acompanhados de perto pelo Prefeito Arlei. Ao todo, foram colocados 10 caminhões de asfalto na via, que também teve as tampas dos bueiros renovadas.

Além disso, uma equipe composta por 10 homens fez o trabalho de roçada às margens da rodovia entre as localidades de Santa Rosa e Mottas, além da retirada de algumas barreiras. Na ação, foram utilizados dois caminhões, uma retroescavadeira e uma patrol motoniveladora.

A Estrada do Imbiu, no Terceiro Distrito, recebe a ação de tapa-buracos e, em alguns trechos, de recapeamento. O serviço foi iniciado nesta quinta-feira. Divididos em duas equipes, cerca de 10 homens trabalham, auxiliados por um rolo e dois caminhões. A ação abrange os bairros Venda Nova, Imbiu, Sebastiana e o início do Vale Alpino, até as proximidades do condomínio Del Paraíso.


Obras e serviços públicos na área urbana
Na Cascata do Imbuí, na altura da Ponte do Imbuí, a obra no muro de contenção foi retomada e a equipe, composta por nove pessoas, trabalha na desobstrução de bueiros e na limpeza da rua, com a retirada de uma pequena barreira que caiu ali. O serviço de capina e limpeza também foi feito na localidade do Dente de Ouro.

Já no Parque do Imbuí e no Caleme, um time com 28 profissionais espalha friso na Rua do Pavão, com o objetivo de acabar com a lama que se acumula no local quando chove, conserta paralelos e manilhas e faz a limpeza da Estrada do Caleme.

A rede de manilhas do Panorama também está sendo recuperada. Desde segunda-feira já foram trocadas 13 manilhas e a expectativa é que, para recuperar toda a rede, seja necessária a troca de mais 15. A equipe trabalhará no local até a conclusão do serviço. A Guarda Municipal também está no local orientando o trânsito. Em Pimenteiras, outra frente de trabalho faz a retirada de uma árvore e de um poste que caíram por conta das chuvas do início da semana e faz ainda a limpeza na margem do rio, nas proximidades do Lar de Izabel.

Na Quinta Lebrão e na Fonte Santa estão sendo realizados trabalhos de varrição, capina e retirada de entulhos. Nos bairros, também estão sendo construídos pequenos muros de contenção nas ruas 6 de Julho e 21 de Abril, locais que foram interditados por terem sofrido deslizamentos de barreira nesta semana.

A Prefeitura faz ainda a limpeza do rio que corta as comunidades Quinta Lebrão e Fonte Santa, objetivando um melhor escoamento das águas.


O que funciona no final de semana do Réveillon
A Prefeitura e demais órgãos municipais terão expediente normal a partir do meio-dia desta segunda-feira, dia 02. Entretanto, nas repartições cujas atividades não possam ser suspensas, por exigências técnicas ou motivos de interesse público, o expediente será normal durante todo o final de semana, sob a responsabilidade de seus respectivos chefes.

A coleta de lixo domiciliar nos bairros será normal. A Defesa Civil também trabalha sem interrupção, com equipes de plantão e atendimento pelo 199. O efetivo da Guarda Municipal estará nas ruas orientando o trânsito. A administração do Cemitério Municipal funciona com plantão 24 horas. Para atendimento médico de urgência, a Unidade de Saúde 24h Dr. Eitel Haje, no bairro de São Pedro, e o Serviço de Pronto Atendimento, em Bonsucesso, funcionam em regime de plantão.

Nenhum comentário: