sábado, 17 de dezembro de 2011

Agenda Cultural:

Grande Espetáculo de Som e Luzes marca semana do Natal em Teresópolis

Coral de 50 crianças e Papai Noel se apresenta na Prefeitura a partir de terça-feira

Teresópolis, 16 de dezembro de 2011 - Na próxima terça-feira, 20 de dezembro, tem início na sede da Prefeitura o Espetáculo de Som e Luzes, a maior novidade do projeto ‘Natal Teresópolis, Renovando as Esperanças’, promovido pela Prefeitura. Tendo o Palácio Theresa Christina como cenário e iluminação de efeitos especiais, o evento contará com quatro apresentações do Coral Infantil, formado por alunos da rede municipal de ensino, engrandecendo a festa justamente às vésperas do Natal, do dia 20 ao dia 23 de dezembro.

O espetáculo consiste em um concerto com a participação de cerca de 50 crianças devidamente caracterizadas, que vão se apresentar na sacada da Prefeitura, em meio a cenário e iluminação especiais, com repertório que inclui os grandes clássicos natalinos, como ‘Jingle Bell’ e ‘Noite Feliz’. O concerto, que vem sendo ensaiado ao longo dos últimos dias, contará ainda com a ilustre presença de um dos maiores símbolos natalinos, o Papai Noel.

“O Espetáculo de Som e Luzes é a grande novidade deste Natal. Trata-se de uma experiência bem sucedida em cidades do sul do Brasil e que estamos trazendo para Teresópolis com os valores de nossa gente. Posso garantir que vai ser lindo e marcará a história do Natal do município para sempre. Quem viver verá!”, convida o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

O evento integra a programação do projeto ‘Natal Teresópolis, Renovando as Esperanças’, inaugurado no dia 10 de dezembro, com a presença do Prefeito Arlei e do Papai Noel. Promovido pela Prefeitura de Teresópolis, o projeto conta com decoração, iluminação em diversos pontos da cidade e programação artística, com atrações que começaram no dia 10 e vão até 7 de janeiro de 2012.

Nesta primeira etapa do projeto, a programação artística está sendo realizada em tenda especial montada na Praça Balthasar da Silveira, onde já se apresentaram a Camerata Theresa Christina, o Grupo Encantos e Batuques, o Coro de Jovens da Primeira Igreja Batista de Teresópolis, o Grupo Dançarte, com o espetáculo ‘Aladdin’, e a Orquestra de Câmara Carioca.

Na última quarta, dia 14, fez grande sucesso o Coral Municipal, que se apresentou sob a regência do maestro Ricardo de Oliveira, com acompanhamento do pianista Márcio Pombo. No repertório, canções eruditas, populares, como Vira Virou, sem esquecer, é claro, as natalinas. “Magnífico. Já conhecia o trabalho do coral e vim especialmente para prestigiá-lo. Adorei, assim como gostei muito da decoração também. Está bonita, dentro da realidade que Teresópolis vive”, elogiou o empresário José Maria Peres.

Nesta quinta, 15, foi a vez do Balaio da Cultura. Juntos, os agentes culturais Jeanette Albuquerque, Patrícia Araújo, Mônica Botafogo, Andrea Sant’Anna e Ayrton Rebello apresentaram um espetáculo de Natal, com canções natalinas e histórias que mostraram ao público o verdadeiro espírito do Natal e seu significado. “Muito bom. Além das canções, o grupo conseguiu, de forma divertida e animada, transmitir uma bela mensagem de Natal”, comentou o ator André Siffert.

A programação continua nesta sexta, 16, e vai até domingo, 18, na Praça Balthasar da Silveira. Na terça, dia 20, tem início o espetáculo de Som e Luzes na sede da Prefeitura, às 20h, com apresentações até o dia 23. E no dia 7 de janeiro de 2012, acontece o Encontro de Folias de Reis, novamente na Praça Balthasar da Silveira.

Programação:

Período até 18 de dezembro · Praça Balthasar da Silveira

16/12 · 20h · Coro Servus · Igreja Batista Serrana
Com cerca de 40 integrantes, entre jovens e adultos, o Coro Servus apresenta o musical ‘O esplendor do Natal’, sob a regência da maestrina Márcia Leite.

17/12 · 20h30 · Recital de Natal com Denise Belipax e Márcio Pombo
A voz da soprano Denise Belipax, acompanhada pelo pianista Márcio Pombo, trazendo à tona compositores extraordinários da música clássica como: Bach, Haendel, Mozart e Gounod.

18/12 · 15h · Apresentação dos alunos de Ballet e Jazz da Casa de Cultura
Espetáculo de encerramento anual dos cursos gratuitos de ballet e jazz da Secretaria de Cultura, com apresentação das turmas de todos os níveis, do Baby Class ao Médio 3. Coordenação das professoras Rafaela Ribeiro e Natália Gonçalves.

18/12 · 20h30 · Espetáculo ‘Pastoril: Um Natal brasileiro’
Auto popular encenado por ocasião do período natalino, apresentado pelo Coral da Casa de Portugal e pelo Coral Infantil George March. Direção de Célia Seabra.


Período de 20 a 23 de dezembro · Sacada da Prefeitura

· 20h · Espetáculo de Som e Luzes
No Palácio Theresa Christina, prédio da Prefeitura, espetáculo com a apresentação do Coral Infantil da rede municipal de ensino.

Dia 7 de janeiro · Praça Balthasar da Silveira

· 16h · Encontro de Folias de Reis
Folias de Reis de Teresópolis e Nova Friburgo se apresentam encerrando as festividades natalinas

*Programação sujeita a alterações.


Texto: Geórgia Jahara

Nenhum comentário: