segunda-feira, 11 de julho de 2011

JOSÉ ALEXANDRE RESPONDE MATÉRIA DO O GLOBO
Sobre a reportagem do jornal O Globo, vinculando o meu nome a um esquema fantasioso de recebimento de propina, na Prefeitura de Teresópolis, esclareço que:

1)    Fui convidado pelo prefeito Jorge Mario para assumir a Secretaria Municipal de Governo em agosto de 2009, cargo que exerci até setembro de 2010. Entre as minhas atribuições estavam: fazer o relacionamento institucional com os diversos setores da sociedade; coordenar estudos e projetos visando ao crescimento social e econômico da cidade; buscar novas oportunidades para Teresópolis, além de apoiar os demais secretários em seus projetos junto ao Gabinete do Prefeito. Nunca foi de minha responsabilidade o atendimento a fornecedores e empreiteiros, muito menos a contratação de obras públicas. Sendo assim, não acompanhava os editais, processos licitatórios e contratações.

2)    Em setembro de 2009, a pedido do prefeito Jorge Mario, assumi a Secretaria de Planejamento e Projetos Especiais, deixando, então, a Secretaria de Governo, e ficando responsável pelas atribuições correspondentes à nova função: planejamento e execução do orçamento, convênios etc. Em nenhum momento tive a atribuição de cuidar de licitações e contratações emergenciais;

3)    A matéria do jornal O Globo foi fundamentada em um depoimento que teria sido feito por um empresário que, estranhamente, não foi identificado pelo repórter e que teria se oferecido para depor em troca do benefício da delação premiada. A reportagem informa que o promotor do Ministério Público Federal não daria declarações pelo fato de o inquérito estar sob sigilo de justiça. Sendo assim, como tais documentos foram “vazados” para a imprensa? E qual seria o real interesse de colocar fatos que apenas teriam sido citados por uma pessoa, sem apresentação de provas? Inverdades como a que eu teria recebido, em meu gabinete, empresários com o propósito de dividir valores e ainda solicitar propinas de 50% sobre o valor contratado. Calúnia absurda e totalmente fora da realidade;

4)    As minhas atribuições nas primeiras horas pós-calamidade foram ajudar o prefeito na condução do Gabinete de Emergência, recebendo as autoridades, acompanhado os locais atingidos pela tragédia e ajudando os demais secretários em suas atividades. Jamais estive preocupado com contratações, e sim em trabalhar para minimizar os efeitos da tragédia que caiu em nossa região.

5)    Não tive conhecimento de nenhuma investigação do Ministério Público Federal, nunca fui chamado a depor e muito menos prestar qualquer esclarecimento.

6)    Em depoimentos na CPI da Câmara Municipal de Teresópolis para investigar as contratações emergenciais, todos os empresários negaram, sob juramento, pagamento de propina a funcionários públicos de primeiro e segundo escalão da Prefeitura de Teresópolis ou favorecimento nas contratações.

7)    Em função da disputa política, visando às eleições 2012, grupos políticos de Teresópolis querem de qualquer forma criar situações de desgaste para o atual governo, provocar escândalos, e para isso utilizam de todas as formas, atingindo a honra de pessoas que sempre trabalharam em prol do município, em benefício da população teresopolitana. Manterei a minha trajetória, desta vez trabalhando ainda mais pela minha cidade e pela minha região, no desenvolvimento social, ambiental e econômico. Não vão conseguir me diminuir, tão pouco me deixar abater por denúncias sem nenhuma sustentação, que apenas atendem a interesses de terceiros. Sempre sobrevivi com recursos das minhas atividades empresariais, agindo com ética e responsabilidade. Portanto, nego qualquer participação em conversas com empresários, como também qualquer proposta ou recebimento de propina.  Estou tomando as medidas judiciais necessárias, para que a verdade seja restabelecida.


Nova Friburgo, 11 de julho de 2011

José Alexandre Almeida

Um comentário:

Vilson. disse...

Adorei suas respostas na alerj, onde me faz acreditar que não joguei meu voto "fora" votando em JM.
Boa Sorte e que Deus te abençoe!
Anderson Lopes .
Teresópolis Rj.