terça-feira, 19 de julho de 2011

 NOTA OFICIAL

A Prefeitura Municipal de Teresópolis esclarece que, em relação ao que foi publicado pelo jornal O GLOBO de 18 de julho, não há bloqueio de contas da Prefeitura de Teresópolis. O Governo Municipal também não recebeu nenhum relatório da Controladoria Geral da União (CGU) até o presente momento e nenhuma solicitação para devolução de verbas recebidas pela União.

A administração municipal apresentará documentos que mostram que diferente do que foi dito na matéria, a Prefeitura de Teresópolis não tem 4,5 milhões a pagar para a RW de Teresópolis Construtora e Consultoria LTDA. O valor é de R$ 518.390,61, tudo com base em vistorias sobre os serviços prestados pela empresa e que ainda estão sendo apurados através de sindicância. Até o momento nenhum centavo desta verba emergencial, foi repassado para a referida empresa, já que os pagamentos foram bloqueados por ordem judicial e só serão efetuados após apuração e confirmação dos serviços prestados pela empresa. 

Além disso, a empresa Terrapleno não foi contratada emergencialmente no período de calamidade, como é colocado na matéria.

A Prefeitura de Teresópolis afirma que segue trabalhando na reconstrução da cidade e que todas as contratações emergenciais foram feitas dentro da legalidade. Reitera que está avaliando todos os processos e verificando a regularidade de todos os contratos firmados.

A Prefeitura Municipal de Teresópolis repudia a divulgação de fatos inverídicos na imprensa, que acabam atrapalhando a já difícil reconstrução do município.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

JOSÉ ALEXANDRE RESPONDE MATÉRIA DO O GLOBO
Sobre a reportagem do jornal O Globo, vinculando o meu nome a um esquema fantasioso de recebimento de propina, na Prefeitura de Teresópolis, esclareço que:

1)    Fui convidado pelo prefeito Jorge Mario para assumir a Secretaria Municipal de Governo em agosto de 2009, cargo que exerci até setembro de 2010. Entre as minhas atribuições estavam: fazer o relacionamento institucional com os diversos setores da sociedade; coordenar estudos e projetos visando ao crescimento social e econômico da cidade; buscar novas oportunidades para Teresópolis, além de apoiar os demais secretários em seus projetos junto ao Gabinete do Prefeito. Nunca foi de minha responsabilidade o atendimento a fornecedores e empreiteiros, muito menos a contratação de obras públicas. Sendo assim, não acompanhava os editais, processos licitatórios e contratações.

2)    Em setembro de 2009, a pedido do prefeito Jorge Mario, assumi a Secretaria de Planejamento e Projetos Especiais, deixando, então, a Secretaria de Governo, e ficando responsável pelas atribuições correspondentes à nova função: planejamento e execução do orçamento, convênios etc. Em nenhum momento tive a atribuição de cuidar de licitações e contratações emergenciais;

3)    A matéria do jornal O Globo foi fundamentada em um depoimento que teria sido feito por um empresário que, estranhamente, não foi identificado pelo repórter e que teria se oferecido para depor em troca do benefício da delação premiada. A reportagem informa que o promotor do Ministério Público Federal não daria declarações pelo fato de o inquérito estar sob sigilo de justiça. Sendo assim, como tais documentos foram “vazados” para a imprensa? E qual seria o real interesse de colocar fatos que apenas teriam sido citados por uma pessoa, sem apresentação de provas? Inverdades como a que eu teria recebido, em meu gabinete, empresários com o propósito de dividir valores e ainda solicitar propinas de 50% sobre o valor contratado. Calúnia absurda e totalmente fora da realidade;

4)    As minhas atribuições nas primeiras horas pós-calamidade foram ajudar o prefeito na condução do Gabinete de Emergência, recebendo as autoridades, acompanhado os locais atingidos pela tragédia e ajudando os demais secretários em suas atividades. Jamais estive preocupado com contratações, e sim em trabalhar para minimizar os efeitos da tragédia que caiu em nossa região.

5)    Não tive conhecimento de nenhuma investigação do Ministério Público Federal, nunca fui chamado a depor e muito menos prestar qualquer esclarecimento.

6)    Em depoimentos na CPI da Câmara Municipal de Teresópolis para investigar as contratações emergenciais, todos os empresários negaram, sob juramento, pagamento de propina a funcionários públicos de primeiro e segundo escalão da Prefeitura de Teresópolis ou favorecimento nas contratações.

7)    Em função da disputa política, visando às eleições 2012, grupos políticos de Teresópolis querem de qualquer forma criar situações de desgaste para o atual governo, provocar escândalos, e para isso utilizam de todas as formas, atingindo a honra de pessoas que sempre trabalharam em prol do município, em benefício da população teresopolitana. Manterei a minha trajetória, desta vez trabalhando ainda mais pela minha cidade e pela minha região, no desenvolvimento social, ambiental e econômico. Não vão conseguir me diminuir, tão pouco me deixar abater por denúncias sem nenhuma sustentação, que apenas atendem a interesses de terceiros. Sempre sobrevivi com recursos das minhas atividades empresariais, agindo com ética e responsabilidade. Portanto, nego qualquer participação em conversas com empresários, como também qualquer proposta ou recebimento de propina.  Estou tomando as medidas judiciais necessárias, para que a verdade seja restabelecida.


Nova Friburgo, 11 de julho de 2011

José Alexandre Almeida

sábado, 9 de julho de 2011

RESOLUÇÃO POLÍTICA DO DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES EM TERESÓPOLIS
 
 
Em 8 de julho de 2011 às 19 horas reuniu-se o diretório municipal do PT em Teresópolis, RJ, para analisar o parecer da Comissão de Ética instaurada contra o filiado, o prefeito municipal Jorge Mário Sedlacek e tomar as medidas pertinentes.
 
 
Lido e debatido o parecer, o diretório, por unanimidade dos presentes de votos como consta da ata da referida reunião, deliberou pela expulsão do filiado com base principalmente nos seguintes fatos graves:
 
  • Abandono pelo prefeito  do programa construído com os partidos da base aliada e com o qual foi eleito: orçamento participativo, gestão democrática e participativa em todos os ógãos da administração, prioridade à agricultura familiar, licitação dos transportes públicos, entre outras questões.
  • Estabelecimento de relacionamento fisiológico e pouco republicano com setores tradicionais de oposição no legislativo em detrimento da participação popular,da transparência das ações administrativas e das articulações da base aliada, procedimento incompatível com a ética petista.
  • Desprezo à posições e opiniões da base aliada e do secretariado fazendo com que quase a totalidade dos secretários e secretárias do início do governo, companheiros e companheiras respeitados pela população,  tenham se demitido por se sentirem desrespeitados e desautorizados.
  • Consolidação junto à população de uma péssima imagem de homem público que envergonha não apenas as melhores tradições petistas como os setores da sociedade que contribuiram decisivamente para a sua eleição, fato comprovado pelas inúmeras manifestações populares contra a sua administração.
  • Imagem pública negativa construida graças aos erros políticos e administrativos cometidos por ele causados pela arrogância, prepotência e incapacidade de ouvir o partido e a base aliada. Tal imagem causa enormes prejuízos à sigla partidária e fortalece os setores nefastos ansiosos por retomarem o poder político em nossa cidade. 
 
Solicitado como segundo ponto de pauta, foi apreciado o comportamento político e a atuação dos vereadores Ademir Enfermeiro e Cleiton Valentim. Também neste caso este diretório municipal posiciona-se pela expulsão de ambos dos quadros partidários por práticas políticas incompatíveis com as boas tradições petistas, muito mais próximas das tradições fisiológicas e das trocas de favores com o Executivo, além de terem descumprido deliberação deste diretório quanto à não assinatura da 1ª CPI proposta para apurar desvios na administração municipal.

Ratificamos a decisão do Diretório Municipal, tomada no dia 15 de abril, onde deliberou pela saída de todos os petistas do goveno municipal. Os membros do PT de Teresópolis se sentem desrespeitados com a presença de petistas de outros municípios no governo municipal, mesmo após a decisão do rompimento do partido com o governo Jorge Mario. 

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Prefeito Jorge Mario deixa o PT
- Prefeito dá um basta na crise política: “Estou cansado desta briga partidária. Estou preocupado com a reconstrução de Teresópolis”

O Prefeito Jorge Mario anunciou na tarde desta sexta-feira, dia 08, sua saída do Partido dos Trabalhadores (PT). Ainda não se sabe a qual partido Jorge Mario irá se filiar. De acordo com fontes ligadas ao Prefeito, o responsável pela crise interna do governo municipal é o PT Teresópolis. "Jorge Mario tem todo o respaldo do PT regional, enquanto o PT Teresópolis só atrapalha a sua administração", revelou a fonte.
Após pouco mais de três anos integrando os quadros da legenda, Jorge Mario alegou que não vai mais continuar no PT, por conta do que vem acontecendo no partido exclusivamente em Teresópolis, uma vez que seu relacionamento com o PT a nível estadual e nacional, é muito bom. Prova disso é que os secretários do governo, que são filiados ao PT, vão continuar normalmente fazendo parte do governo.

O prefeito lembrou ainda que o diretório municipal do PT está visando apenas interesses pessoais com os últimos posicionamentos que tem tomado, deixando o interesse da população de lado, fazendo política em um momento muito delicado da história de Teresópolis. Jorge Mario justifica sua saída afirmando que em Teresópolis o PT atrapalha a sua gestão, uma vez que, por conta de projetos pessoais de alguns membros do partido, não se envolvem na reconstrução da cidade.

“O PT de Teresópolis atrapalha o governo. Saio do PT por causa do que vem acontecendo no município, mas o relacionamento com o PT Estadual e Nacional continua sendo de muito respeito. Prova disso é que secretários do governo municipal filiados ao partido continuarão trabalhando conosco”, disse.  Jorge Mario afirmou ainda que “lamenta que interesses pessoais, principalmente políticos, estejam fazendo com que a cidade sofra consequências graves em um momento tão difícil, causando esta crise política”.

Segundo Jorge Mario, o diretório do PT em Teresópolis tem se reunido semanalmente para tramar contra ele e atrapalhar o governo trazendo desgastes à administração municipal. “Não é hora para isso. Estão antecipando o processo eleitoral e prejudicando a reconstrução de nossa cidade. Não quero mais nada com o PT daqui. Eles querem um debate político, eleitoral, em um momento desapropriado. A cidade precisa de ações positivas. O que alimenta a esses opositores da cidade são seus interesses pessoais. Estou cansado desta briga partidária. Estou preocupado é com a nossa cidade, a reconstrução, não tenho mais interesse em continuar no PT de Teresópolis. Os integrantes do diretório municipal do PT Teresópolis só me atrapalham, desde o início do governo, querendo impor nomes, ações e decisões absurdas. Com minha saída do partido, dou um basta em tudo isso”, finalizou o prefeito.
 




-- 
Assessoria de Comunicação 
Prefeitura de Teresópolis
(21) 2742-8773 / 2742-3229

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Teresópolis completa 120 anos dia 06 de julho de 2011 com vários eventos

Programação dos 120 anos de Teresópolis começa nesta sexta

Desfile cívico, dança, show, ChocoSerra e as atrações do
Festival de Inverno movimentam a cidade em julho

Teresópolis, 28 de junho de 2011 – A Prefeitura preparou uma programação especial para festejar os 120 anos de emancipação político-administrativa de Teresópolis, comemorados no dia 6 de julho, feriado municipal. De 1° a 30 de julho inúmeros eventos culturais e esportivos vão movimentar a cidade, entre desfile cívico, show, espetáculo de dança, exposições e o ChocoSerra – Festival de Chocolate de Teresópolis.

Todos os finais de semana haverá edições do Projeto “Música entre Nós” na Praça de Alimentação e Eventos da Feirinha de Teresópolis, no Alto. As atrações do Festival de Inverno do SESC também fazem parte da agenda.

“Neste momento de reconstrução, preparamos uma programação para levantar a auto-estima da população e oferecer opções de lazer aos teresopolitanos e visitantes. Vamos nos unir e comemorar juntos o 120º aniversário de Teresópolis”, conclama o Prefeito Jorge Mario.

Festival de Inverno
O SESC Rio, com apoio da Prefeitura de Teresópolis, apresenta entre os dias 8 e 31 de julho, o Festival de Inverno, com uma programação cultural variada. Ao longo de três semanas, a cidade receberá peças teatrais, apresentações de dança, mostra de artes plásticas, palestras e oficinas, além da programação infantil e espetáculos ao ar livre. O mote do festival é “Eu to no clima”, numa referência à grande quantidade de pessoas que participam do evento durante a estação mais charmosa da região.
A programação da cidade será dividida entre o SESC, Calçada da Fama, Praça Santa Teresa, e alguns bairros, que receberão atividades ao ar livre e gratuito. Os espetáculos têm ingressos a preços populares, entre R$4 e R$16. A programação completa pode ser conferida no site www.sescrio.org.br.

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO – 120 Anos de Teresópolis

1° de Julho, Sexta-feira:
18h - Projeto um pouco de história: reabertura do Museu de Esportes
Ginásio Pedrão (R. Tenente Luiz Meirelles, nº 211 – Várzea)

1º a 10 de Julho:
Circuito de Tênis (nos finais de semana)
Clube Comary (R. Hercílio Ferreira dos Santos nº 97 - Granja Comary)

2 de Julho, Sábado:
16h e 19h – Espetáculo de Dança “Nos Passos da Dança”
Cia. Jovem Dançar a Vida
Praça Olímpica Luis de Camões

3 de Julho, Domingo:
9h – Encontro de Cultura de Raiz
Casa de Cultura Adolpho Bloch (Bairro de Fátima)

4 de Julho, Segunda-feira:
18h – Abertura da Exposição Memórias da Cidade
Calçada da Fama (Centro)

5 de Julho, Terça-feira:
13h – Abertura da Exposição Imagens da História
Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Baltasar da Silveira, 91 – Centro)

6 de Julho, Quarta-feira:
9h – Desfile Cívico Militar
Av. Feliciano Sodré (em frente à Prefeitura Municipal)
14h – Apresentação de escolas
Praça Governador Portella
20h – Show de Aniversário
Wenderson Rosa e Banda Expressão Brasil
Praça Governador Portella

8 de Julho, Sexta-feira:
10h – Abertura da Exposição Cores da Cidade
Casa de Cultura Adolpho Bloch (Bairro de Fátima)

8 a 31 de Julho:
Festival de Inverno
Vários locais

9 de Julho, Sábado:
15h – Cultura nos Bairros

9 de Julho, Sábado:
– Evento da Educação em Vargem Grande
Escola Neidy Angélica

10 de Julho, Domingo:
9h – XXIX Exposição de Automóveis Antigos de Teresópolis
Parque Regadas (Centro)
16h – Encontro Musical com Bandas Infanto-Juvenis do Instituto Integrartes
Teatro Municipal (Av. Feliciano Sodré, 675 – 2º andar – Várzea)

15, 16 e 17 de Julho, Sexta, sábado e domingo:
Festival da Ponkan
Nikkei Club (Pessegueiros)

16 de Julho, Sábado:
10h – Exposição Cores e Sons das Florestas
Parque Nacional da Serra dos Órgãos

17 de Julho, Domingo:
10h – Cultura de Raiz Itinerante

18 a 29 de Julho:
Copa dos Funcionários
Ginásio Pedrão (R. Tenente Luiz Meirelles, 211 – Várzea)

21 a 24 de Julho, Quinta a Domingo:
ChocoSerra – Festival de Chocolate de Teresópolis
Espaço Higino (Rua Jorge Lóssio, 207 – Alto)

22 de Julho, Sexta-feira:
14h – Arte Urbana – Inauguração da Intervenção Artística do Núcleo de Artes Visuais do Integrartes
Entorno da Casa de Cultura Adolpho Bloch

25 a 29 de Julho, Segunda a Sexta:
Esportes de Portas Abertas
Ginásio Pedrão (R. Tenente Luiz Meirelles, 211 – Várzea)

26 de Julho, Terça-feira:
14h - Lançamento da Campanha Municipal dos Direitos da Mulher
Rodada de debates sobre a Lei Maria da Penha e os Direitos da Mulher e exibição de longa metragem e documentários sobre o tema.
Teatro Municipal (Av. Feliciano Sodré, 675 – 2º andar – Centro)

29 e 30 de Julho, Sexta e Sábado:
JOPISI – Jogos das Pessoas Idosas e Sênior
Praça Olímpica e Ginásio Pedrão (R. Tenente Luiz Meirelles, 211 – Várzea)


* PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÃO

fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis